últimas notícias

Plano D para viver saudável

Nádia Brazão tem um plano, o D, para quem quer seguir uma vida saudável
A empresa que hoje abordamos começa por ter um nome que sintetiza o seu negócio. Na realidade, a Plano D é uma empresa do setor privado localizada no centro do Funchal, na Rua das Hortas, que pode ser vista como um “plano B” para corrigir particularidades de cada pessoa e reorientá-las, como igualmente pode ser um “plano A” para alguém que cedo quer seguir uma vida mais salutar.
A opção do nome para a empresa, que iniciou a sua atividade em fevereiro de 2008, recaiu em Plano D.

por Paulo Camacho

A Plano D é fruto da ambição de duas colegas de faculdade, uma da área de Dietética e outra de Fisioterapia. Tinham a vontade de quem acabou de sair da "faculdade" de gerar o próprio posto de trabalho e servir com as mais recentes tecnologias e crenças científicas das respetivas áreas.
Depressa o sonho se concretizou. Com o passar do tempo, a equipa foi-se completando e mais áreas de atuação juntaram-se a estas duas especialidades. Hoje, tem já 11 especialidades.
Logo a seguir à abertura do espaço de saúde, abriu uma Mercearia Dietética para dar apoio à clínica e à especialidade de Dietética, que tem ao dispor uma vasta gama de produtos naturais, biológicos, alimentares e snacks dietéticos.
A Plano D tem como ideologia de que para melhor servir é necessário estar sempre presente no processo de melhoria das mais diversas patologias. Por isso, baseou os seus serviços num conceito de acompanhamento permanente do paciente e numa reeducação do estilo de vida.
Sendo que para além do profissionalismo, o imperativo para que isto aconteça é uma tabela de preços estudada ao pormenor que permite a qualquer pessoa recorrer mais vezes a um dos seus especialistas.

Gerir com paixão

Nádia Brazão, dietista e sócia-gerente da Plano D, fala com paixão da empresa que lidera. Não só pelo formato que a balizou no sentido de ser abrangente e complementar como igualmente na preocupação manifestada para que as pessoas tenham um acompanhamento continuado.
Daí sublinhar que têm tido sempre a preocupação de adaptar os preços à realidade económica.
A Plano D disponibiliza serviços nas áreas da Dietética, Fisioterapia, Ortopedia, Podologia, Psicologia, Terapia da Fala, Acupuntura, Cirurgia Vascular, Anti-tabagismo e Naturopatia.
E, há cerca de um ano, decidiu também investir num conceito de estética saudável, onde todos os serviços gerais desta área são efetuados com utensílios esterilizados e personalizados ao paciente, por forma a prevenir contaminações desnecessárias.
Mais recentemente, em outubro de 2013, lançou uma sub-marca para a área de Dietética, designada "AMinhaDieta", um conceito de reeducação alimentar, com acompanhamento semanal, que visa adaptar o plano alimentar ao indivíduo que tem acesso à consulta, quer seja criança, adulto, grávida, desportista ou idoso, fugindo do conceito de dieta restritiva e monótona. Estas consultas também têm como novidade o facto da consulta ser dada com metodologias interativas, para melhor dinâmica de consulta.

Conceito "AminhaDieta"

O conceito "AminhaDieta", que aposta igualmente na dieta sem dietas, é feito à medida para cada pessoa. Nádia Brazão reconhece que dá mais trabalho mas considera muito importante que assim seja por entender que cada caso é um caso.
Uma nota para referir o blogue que Nádia Brazão tem: “Nutrição em blogue.... e mais umas conversinhas” (http://nadiabrazaoplanod.blogspot.pt/), no qual dá conta de casos concretos de pessoas que foram e/ou estão a ser acompanhadas por si.
Atente-se que sempre com o objetivo de fomentar o acompanhamento aos pacientes, a Plano D organiza durante o ano vários eventos, sendo que o mais conhecido é a Caminhada do Plano D.
Reúne cerca de 120 pacientes e amigos para a partilha de experiências de saúde e a prática de exercício físico.
Presentemente, estão envolvidas na Plano D, nas diversas valências, desde funcionários, terapeutas e cargos de gestão, 19 pessoas.
Este espaço de saúde acompanha semanalmente cerca de 200 pessoas, com uma carteira que totaliza já mais de 4.000 pacientes.
A Plano D está aberta de segunda-feira a sábado, sendo que neste último dia abre igualmente às 9 horas mas encerra às 14 horas. Nos dias úteis, fecha pelas 20 horas.

Sem comentários