728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Vinho Madeira no Japão para manter procura

O Instituto, do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM) vai promover várias acções promocionais do Vinho Madeira junto do mercado japonês. É já entre os próximos dias 27 e 31. Tóquio e Osaka serão as cidades alvo destas acções, que se consubstanciarão através da realização de workshops em prestigiadas escolas de hotelaria/vinho das duas referidas cidades, na realização de provas abertas, de masterclass e almoços vínicos de Vinho Madeira, prevendo-se o envolvimento de cerca de 400 participantes no conjunto destas acções.


Uma comitiva regional estará presente em todos os eventos, constituída pelo João Nunes, vogal do Conselho Directivo do IVBAM, e pelos representantes das 6 empresas que participarão nestas acções, a saber: «Pereira de Oliveira, Lda», «Madeira Wine Company, SA», «Henriques & Henriques, Vinhos, SA», «Justino’s Madeira Wines, SA» e «HMBorges, Lda.» e «Vinhos Barbeito, Lda».

Faz igualmente parte desta comitiva o conhecido enólogo madeirense Francisco Albuquerque, que irá conduzir os masterclass e workshops integrados no programa.

Assim, no dia 27 de Outubro, a abertura desta acção promocional do Vinho Madeira no Japão será feita em Tóquio, com a realização de um masterclass sobre vinho Madeira, que incluirá uma prova comentada, na qual serão provados 6 vinhos das empresas participantes.

De seguida realizar-se-á um almoço vínico, no qual o Vinho Madeira será “harmonizado” com diferentes iguarias, especialmente confeccionadas para esse efeito. Este almoço será realizado para um número limitado de 25 convidados do sector, que incluem representantes da hotelarias e restauração, jornalistas da especialidade e relevantes importadores locais.

Pelas 14h00, no mesmo hotel e em sala contígua terá lugar a Prova Aberta, dirigida a um leque mais alargado de convidados, onde cerca de 100 pessoas do sector vínico japonês, terão a oportunidade de provar Vinhos Madeira de diferentes tipos e idades, entre os cerca e 50 Vinhos que estarão presentes.

O dia terminará com a realização de um workshop na escola de vinhos “Tasaki Shinya Wine Salon”, destinado a cerca de 60 estudantes, onde irão ser provados 6 Vinhos Madeira em harmonização com pratos confeccionados pela própria Escola. Este tipo de acção irá repetir-se ao longo de todo o Projecto do IVBAM, tratando-se de uma aposta forte em formar e informar futuros prescritores, por excelência, do Vinho da Madeira.

No dia 30 de Novembro, já em Osaka, realizar-se-á uma acção semelhante à escola de Vinhos de Tóquio, desta vez na prestigiada “Academy du Vin Osaka”, que é uma congénere da “Academie du Vin” em Paris.

No dia seguinte e ainda nesta cidade, realiza-se o masterclass sobre Vinho Madeira, ao qual se seguirá a prova aberta, em moldes semelhantes às provas que decorreram em Tóquio.

A aposta promocional no Japão prende-se com a importância deste mercado em termos de exportações do Vinho Madeira em países fora da União Europeia, sendo um mercado com preço médio por litro superior à média.

Nos últimos anos, o mercado Japonês tem sido o primeiro mercado de exportação de Vinho Madeira, fora da União Europeia, tendo em 2010 registado um volume de exportação de 217.779,40 litros, o equivalente a um rendimento bruto de  cerca de € 1.111.000.

Sem comentários