728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Madeira promove vinho em mercado de 1,1 milhões de euros

Começou hoje um novo ciclo de acções de promoção e divulgação do Vinho da Madeira que contemplará os mercados dos Estados Unidos da América e do Japão. Ao longo desta semana realizar-se-ão diversas acções nas cidades norte-americanas de São Francisco e Nova Iorque  que darão o mote para este projecto, que terá uma duração de 3 anos e que foi integrado no Programa de Acções de Informação e Promoção do Vinho da Madeira em Países Terceiros, da responsabilidade do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira.
As acções programadas para os Estados Unidos da América durante esta semana incluem a realização de workshops em prestigiadas escolas de hotelaria/culinária das duas referidas cidades, a realização de provas abertas, e masterclass e almoços vínicos de Vinho Madeira, prevendo-se o envolvimento de cerca de 400 participantes no conjunto destas acções.

Uma comitiva regional estará presente em todos os eventos, constituída por Paula Cabaço, presidente do Conselho Directivo do IVBAM, e pelos representantes das 5 empresas que participarão nestas acções: «Pereira de Oliveira, Lda», «Madeira Wine Company, SA», «Henriques & Henriques, Vinhos, SA», «Justino’s Madeira Wines, SA» e «Vinhos Barbeito, Lda». Faz igualmente parte desta comitiva o conhecido enólogo madeirense Francisco Albuquerque, que irá conduzir os masterclass e workshops integrados no programa.

O programa

Nesta 2ª feira, cerca de 60 alunos do “International Culinary Center” da Califórnia, a mais prestigiada escola de culinária da costa Oeste dos EUA, irão assistir a um workshop durante o qual serão provados e comentados Vinhos Madeira em combinação com pratos confeccionados pela própria Escola. Este tipo de acção irá repetir-se ao longo de todo o Projecto do IVBAM, tratando-se de uma aposta forte em formar e informar futuros prescritores, por excelência, do Vinho da Madeira.

Na Terça-Feira, dia 11 de Outubro, as acções serão dirigidas essencialmente a profissionais ligados ao sector dos vinhos, como importadores, distribuidores, retalhistas, jornalistas e sommeliers que irão participar na prova aberta e no masterclass sobre Vinho da Madeira e ainda num almoço vínico, acções estas que decorrerão no Hotel Mónaco em São Francisco.

No dia 13 de Outubro, Quinta-Feira, já na Costa Leste, decorrerá uma Prova de Vinho da Madeira em Nova Iorque, sendo que o programa desta acção iniciar-se-á com um masterclass sobre Vinho da Madeira, seguido de um almoço vínico em que o menu foi preparado de acordo com os Vinhos Madeira a serem servidos durante a refeição, após o que terá lugar a prova aberta onde poderão ser provados os diversos vinhos promovidos pelas 5 empresas regionais presentes.

No dia seguinte, 6ª feira, realizar-se-á, ainda em Nova Iorqu, um workshop na prestigiada “Star Career Academy” (www.starcareeracademy.com), dando continuidade ao plano de informação e promoção do Vinho da Madeira junto de estudantes de áreas relacionadas com a hotelaria e a restauração.

De referir ainda que no mercado americano o IVBAM, no âmbito do seu Programa de Acções de Informação e Promoção do Vinho da Madeira em Países Terceiros, tem prevista até ao final do ano a realização de outras acções promocionais que incluem a promoção do Vinho Madeira em Restaurantes, Vinotecas e Clubes de Vinhos das cidades de Nova York e São Francisco e ainda o convite de jornalistas para visitar a Região Demarcada da Madeira.

O mercado dos Estados Unidos da América representa um dos principais e históricos destinos de comercialização do Vinho da Madeira, que importa, pelo seu potencial de crescimento, desenvolver e trabalhar em concertação de esforços entre os agentes económicos do sector e o IVBAM.

No ano 2010, o volume de Vinho da Madeira exportado para este mercado situou-se ligeiramente acima dos 145.000 litros, o que se traduziu num volume de negócios aproximado de 1.130.000,00 €.

Sem comentários