últimas notícias

Congresso da APAVT insiste na importância do Turismo



A APAVT acaba de apresentar publicamente o seu próximo congresso. Foi no dia 20 deste mês. A proposta da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo volta insistir na valorização do turismo, nem sempre reconhecida por quem está fora do sector. A escolha do tema “Turismo: Prioridade Nacional” evidencia isso mesmo.

A apresentação do congresso que sucede ao que se realizou na Madeira o ano passado, decorreu na Embaixada do Brasil em Lisboa e contou com a presença do embaixador Mário Vilalva, do coordenador de marketing e relações públicas da Secretaria de Turismo do Ceará, Fernando Holanda, o presidente da direcção da APAVT, João Passos, e cerca de cinco dezenas de convidados.

Além do tema, foi revelado o logótipo e programa preliminar do 37º congresso da APAVT, que este ano se vai realizar de 27 de Novembro a 2 de Dezembro em Fortaleza, no estado brasileiro do Ceará.

A magna reunião dos agentes de viagens portugueses conta registar “entre 400 a 500 participantes”, segundo avançou na cerimónia oficial o presidente da associação, João Passos.

Em relação ao congresso podemos evidenciar que o tema geral dá o mote para o primeiro painel de debate, agendado para a manhã de segunda-feira, 28 de Novembro. Pretende contribuir para o reconhecimento da importância do Turismo para a economia e desenvolvimento nacionais, reafirmando-o como prioridade nacional.

1º dia de trabalhos

A tarde do primeiro dia vai ser preenchida com um painel dedicado ao tema “Portugal-Retomar o Crescimento Turístico”. Um debate no qual se pretende fazer uma análise da evolução do Turismo receptivo na última década e debater a estratégia para assegurar o seu crescimento.

2º dia 

O segundo dia de trabalhos terá um carácter mais “técnico”, como referiu João Passos na sua intervenção.

A manhã de terça-feira será ocupada com um painel com o tema “Retalho: Gestão de Vendas”. Um espaço destinado a encontrar as melhores soluções para potenciar as vendas nas agências de viagens O tema da tarde será “Distribuição: Novos Modelos de Relacionamento”. A intenção é que permita a análise às tendências e soluções no âmbito das relações entre agentes e fornecedores, designadamente operadores turísticos.

 Visitas

A quarta-feira será o dia dedicado ao (re)conhecimento do destino, nomeadamente e como destacou Fernando Holanda, os diversos equipamentos e requalificações que estão a ser levadas a cabo no âmbito da oferta turística de Fortaleza e da região envolvente.

3º dia de trabalhos

Finalmente, o último dia de trabalhos é dedicado ao tema “Portugal-Brasil: Turismo nos dois sentidos”. Será um espaço dedicado ao debate das estratégias que permitam, por um lado, potenciar o crescimento do Turismo brasileiro em Portugal e, por outro, a retoma do crescimento do turismo português no Brasil.

O congresso terá lugar no novo centro de congressos de Fortaleza, o “Ceará Expo”, que está em fase final de construção e que se pode ver na imagem acima.

Esta é a segunda vez que o congresso da APAVT se reúne em Fortaleza, 11 anos depois da primeira, e a oitava no Brasil.

Sem comentários