728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

MSC Splendida estreia na Madeira

MSC SplendidaO Porto do Funchal recebeu segunda-feira, dia quatro, em escala inaugural em Portugal, o MSC Splendida, paquete que trazia a bordo mais de 3300 passageiros e mais de 1300 tripulantes. Actualmente é um dos maiores navios daquela companhia cuja atenção dada ao Funchal tem vindo a crescer, como referiu o representante da AVAPT, João Welsh.

Esta foi uma escala no Funchal que contou com a visita a bordo de entidades regionais ligadas aos portos e ao turismo, nomeadamente da Administração dos Portos da Região Autónoma e da Associação Portuguesa de Agências de Viagem e Turismo, para além do Clube de Entusiastas de Navios, com a devida troca de lembranças entre os visitantes e os anfitriões, representados pelo capitão italiano Mattia Manzi. O representante da APRAM, Alexandre Camacho, destacou a importância da companhia MSC para o porto funchalense, desejando que a aposta da companhia em fazer escala no Funchal continue por muito tempo.
Já segundo João Welsh, a MSC deverá fazer, ao longo deste ano de 2010, cerca de 15 escalas no Funchal, com as previsões para 2011 a apontarem para o dobro, «daí a grande importância desta companhia, porque se atingir as 30 escalas num porto que tem cerca de 300 escalas por ano, é um número significativo com um peso muito grande» para a economia regional.
Isso porque, lembrou o agente de navegação, para além do crescimento do número de passageiros em movimento na ilha, há que ter em conta a percentagem de tripulantes que vão a terra que é «muito alta e consome muito, sendo este também um segmento importante que temos de dar atenção».
Por outro lado, e perante uma nova realidade que tem sido a aposta das companhias de navegação em construir paquetes cada vez maiores, como era o que ontem foi possível à Comunicação Social visitar, com mais de 140 mil toneladas e 18 decks, João Welsh apontou novos desafios para a Região e para o Porto do Funchal. A crescente dimensão dos navios de cruzeiro será uma tendência que «irá colocar dificuldades ao porto do Funchal, daí a importância de apostarmos no futuro em novos espaços para amarração. Isso tem de ser pensado de forma a continuarmos a poder receber estes paquetes que são tão importantes para a Região».

Entretanto, é de salientar que a APRAM divulgou que a Madeira tem já confirmadas 18 estreias de paquetes de cruzeiro durante 2010, tendo a escala do MSC Splendida sido a primeira do ano recém-nascido. Em 2009, concretizaram-se 14 estreias.
Quanto ao navio que trouxe ontem ao Funchal cerca de 3.300 passageiros, o MSC Splendida vinha de Tenerife e seguiu ao fim do dia para Málaga. Representando um investimento da companhia italiana de 350 milhões de euros, o paquete inaugurado em 2009 é o maior alguma evz construído por uma armadora europeia. Tem 333 metros de comprimento, 66,8 metros de altura, distrubuídos por 18 decks, dos quais 13 são para passageiros. O navio dispõe de vários restaurantes, piscinas interiores e exteriores, jacuzzi, spa, ginásio, teatro, lojas, casino, entre outras ofertas para que o passageiro tenha a melhor estada possível a bordo.

Sem comentários