últimas notícias

AIDAluna estreia hoje no Funchal


É esperado hoje no porto do Funchal, pelas 8 horas, o navio de cruzeiros AIDAluna, naquela que será a primeira escala à capital madeirense. À sua espera estará um rebocador do porto que, como é da praxe nestas circunstâncias, irá receber o paquete da AIDA Cruises com jactos de água.
Pelas 11 horas haverá uma cerimónia a bordo para assinalar a primeira viagem, durante a qual serão trocadas lembranças entre as autoridades portuárias, o Clube de Entusiastas de Navios, e o próprio armador. Um ritual que se repete nas primeiras escalas de navios de cruzeiro ao porto do Funchal.
Nesta primeira viagem, o navio viaja com 2.061 passageiros.
Recorde-se que o AIDAluna regressa ao Funchal no próximo domingo, para uma série de cruzeiros semanais que se prolongarão até Abril de 2010. Ao todo, o navio tem programadas 29 escalas.
Feitas as contas, se as ocupações se mantiveram semelhantes às de hoje, quando chegarmos ao quarto mês do próximo ano, contando com a viagem de hoje, terão passado pelo porto do Funchal cerca de 63 mil passageiros alemães e de países limítrofes com influência lingística germânica.
Em termos de características, o navio, que viaja sob o comando de Lutz Leitzsch, desloca uma tonelagem de 69.203 toneladas. Tem 252 metros de comprimento, 32,2 metros de largura e um calado de 7,3 metros.
O custo da sua construção foi de 315 milhões de euros.

Sem comentários