728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Portugueses vão fazer férias cá dentro

A conjuntura económica actual vai provocar uma alteração no perfil dos viajantes este Verão. Mais de metade do painel do Barómetro Academia do Turismo acredita que os Portugueses vão fazer mais férias cá dentro.
















A 27ª edição do Barómetro Academia do Turismo é dedicada às projecções da actividade turística nacional para o próximo Verão, num cenário de incerteza e instabilidade económica.
Segundo a maioria dos inquiridos (81,3%), os resultados do turismo nacional em 2009 vão ser substancialmente piores, comparativamente com o ano anterior. Ainda assim, alguns respondentes (16%) acreditam na possibilidade de 2009 vir a igualar os resultados de 2008.
No que diz respeito aos produtos que maior impacto vão ter ao nível dos resultados do turismo nacional, 35,8% dos inquiridos acredita que o produto Sol e Mar será o mais representativo.
Seguem-se os City Breaks (18,5%) e os Resorts e Turismo Residencial (9,3%). Com uma percentagem significativa de respostas surge ainda o Turismo de Saúde e Bem-Estar e o Touring Cultural e Paisagístico, ambos eleitos por 8,6% dos respondentes.

















As perspectivas para 2009, comparativamente com 2008, também não são animadoras, no que respeita ao número de dormidas e às receitas turísticas. A maioria dos inquiridos (80%) acredita que se vão registar menos dormidas na hotelaria nacional enquanto que 90,6% dos respondentes admite um desempenho pior ao nível das receitas. No entanto, ao nível das dormidas, alguns inquiridos (17,3%) acreditam que 2009 vai ser semelhante a 2008.
















Ao nível dos mercados, o grande beneficiado deverá ser o turismo Interno. 53,3% dos inquiridos acredita num aumento do turismo doméstico face ao ano anterior. Este é, aliás, o único mercado a registar resultados positivos, dado que os respondentes apontam para uma diminuição generalizada ao nível da chegada de turistas. Irlanda, Reino Unido e Alemanha deverão ser os mercados a registar maiores quebras face a 2008.
Recorde-se que o Barómetro Academia do Turismo é um projecto do IPDT, Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo que, mensalmente, ausculta a opinião de um painel de decisores e académicos das entidades mais representativas do turismo nacional.

Sem comentários