728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Estudante refere que oTurismo na Madeira vai saber resistir

Conceição Estudante acredita que o sector do turismo na Região Autónoma da Madeira vai continuar a resistir e a apresentar resultados superiores à maioria dos destinos. Admite que não será igual ao ano passado, com a perspectiva de resultados inferiores. Conceição Estudante sublinha que os indicadores causam alguma preocupação “mas não são dramáticos”.

Estas declarações foram proferidas ontem pela secretária regional do Turismo e Transportes no final da reunião do Conselho Regional de Turismo e Transportes. Uma reunião que tinha dois pontos na agenda de trabalhos: a análise do ano 2008 e precisamente traçar a perspectiva para o corrente ano.
Em relação a 2008, Conceição Estudante, que preside àquele órgão, recordou que se traduziu num ano de crescimento. “Fruto de várias circunstâncias, mas também a revelar capacidade de resistência a uma situação de final de ano menos favorável”, acrescemtou.
Lembrou que muitos destinos fecharam 2008 com resultados negativos, ao contrário da Madeira, que continuou a subir em relação ao ano anterior, com quebras nos últimos três meses.
Em relação a números já deste ano, a governante aponta que os dois primeiros meses traduzem uma diminuição de 15% de dormidas e de 22% nas receitas. No entanto, diz que a situação se altera, para melhor, com a chegada da Primavera e que as perspectivas para os meses de Verão são acima de Janeiro e Fevereiro.
Perante este cenário refere que há que aguardar e juntar todos os esforços a nível público e privado.
Além disso, mantem a esperança que o trabalho que está a ser desenviolvido no mercado interno continue a dar os bons resultados que se “tem vindo a comprovar”. Sublinha que até Abril, o mercado nacional tinha crescido 14%. Números que vão ao encontro dos desejos de manter a procura elevada para além do Verão.

Neste âmbito, a secretária regional não quis deixar de lembrar o trabalho de casa feito a meados do ano passado, quando já se liam sinais de maiores dificuldades para 2009, com a programação de acções que estão agora a dar resultado.
Quanto a dificuldades em algumas unidades hoteleiras em obras na região, disse que o governo acompanha como observador.
Num comentário à gripe A, Conceição Estudante considera que todos devem tomar as medidas necessárias para evitar uma situação de epidemia. A nível do governo, adiantou que estão a ser divulgados nos portos e aeroportos os folhetos necessários para as pessoas terem as informações devidas.
Resta acrescentar que a reunião decorreu no salão nobre do Governo Regional, com os conselheiros, que são 30, e que durou cerca de uma hora e meia.
O Conselho é um órgão de consulta da secretária regional do Turismo e Transportes no âmbito da definição, do acompanhamento e da execução das políticas de turismo e transportes. Aprecia e emite pareceres, recomendações ou propostas sobre as matérias que lhe forem submetidas pela secretária regional do Turismo e Transportes.

Sem comentários