728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Madeira lança Estabelecimento Amigo do Ambiente

A secretária regional do Turismo e Transportes, Conceição Estudante, apresentou ontem, no Salão Nobre do Governo Regional, o distintivo turístico de qualidade ambiental denominado “Estabelecimento Amigo do Ambiente”. A iniciativa contou ainda com as presenças do secretário regional do Ambiente e dos Recursos Humanos, Manuel António Correia, e da directora regional do Turismo, Raquel França.
Conceição Estudante realçou tratar-se de uma iniciativa da Secretaria Regional do Turismo e Transportes, através da Direcção Regional Regional, no âmbito da “promoção da qualificação ambiental da oferta turística” que “constitui uma linha de actuação estratégica fundamental” da Secretaria Regional, “indispensável à afirmação da Região como destino turístico de qualidade e excelência” e “como o ambiente e a natureza são valorizados”.
Deste modo, adiantou que o distintivo ambiental “é mais um contributo no sentido” de valorizar o destino turístico “com a atitude de todos, contribuindo para um resultado global mais consistente, mais continuado e mais garantido”.
A secretária regional do Turismo e Transportes acentuou que o objectivo é sensibilizar “as empresas regionais que exercem actividade no sector turística”, onde, disse, também são abrangidas as empresas da área da restauração, que, não estando sob a tutela desta Secretaria Regional, “são um factor da maior importância na oferta turística”.
“Quisemos criar um instrumento que consubstanciasse as ideias que adoptamos e defendemos” nesta área, fazendo deste “processo um processo participativo e em que cada qual possa dar o seu contributo individual para o todo”, referiu Conceição Estudante, acrescentando que o objectivo “é motivar as empresas para ganharem diferentes patamares nesta senda da excelência ambiental”.
Referiu ainda que a criação do distintivo ambiental constitui também “um passo em frente noutros processos que têm a ver com a certificação global do destino”.


Distintivo distingue três níveis

Sublinhou que o distintivo turístico de qualidade ambiental, a atribuir pela Secretaria Regional do Turismo e Transportes, visa distinguir “as empresas que cumpram os critérios de boas práticas ambientais” e “promover o desenvolvimento harmonioso e sustentável do sector” e “maximizar a qualidade ambiental enquanto vantagem competitiva e diferenciadora do destino turístico Madeira”.
Assim, o modelo do distintivo turístico de qualidade ambiental “Estabelecimento Amigo do Ambiente” terá três níveis: Amigo do Ambiente - Excelência; Aliado do Ambiente - Ouro; Atitude Ambiental - Prata.
Podem candidatar-se à distinção empreendimentos turísticos, agências de viagens e turismo, empresas de animação turística e os estabelecimentos de restauração e bebidas que exerçam a sua actividade na Região.
A atribuição do distintivo “depende do grau de qualidade e eficiência ambiental que apresenta, no âmbito do procedimento de candidatura e dos critérios qualitativos previstos”, sendo a Secretaria Regional do Turismo, através da Direcção Regional do Turismo, “a entidade responsável pela condução dos procedimentos de atribuição, acompanhamento e fiscalização da utilização do distintivo”.
Os parâmetros da avaliação são os seguintes: Integração na vertente natural e vertente social; Recursos energéticos e hídricos; Gestão Ambiental e Inovação; Serviços; Formação.
A candidatura pode ser feita através do preenchimento de um formulário, que consta da portaria aprovada, e que pode ser entregues através do site da Secretaria Regional do Turismo e Transportes.
A atribuição do distintivo consubstancia-se através da entrega de um diploma, por parte da Secretaria Regional, e confere ao seu titular o direito de utilizar o correspondente símbolo na sua actividade comercial durante quatro anos.

Sem comentários