728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Gare do Porto do Funchal já se nota

Na popa do navio é bem visível o esqueleto da futura gare marítima
(foto Paulo Camacho)
Já começam a ser visíveis as infra-estruturas que irão dar dimensão à nova gare marítima do Porto do Funchal. Pese embora já esteja erguida, há mais tempo, uma parte substancial da estrutura, numa área mais próxima do ilheu de Nossa Senhora da Conceição, só por estes dias começaram a ser erguidas as outras estruturas em aço, que permitirão moldar a arquitectonicamente futurista gare, numa zona mais próxima da extremidade do cais molhe da Pontinha.
O empreendimento caracteriza-se por um edifício com uma forma longa e estreita, que pretende marcar a arquitectura do Funchal, capaz de só por si identificar o respectivo porto.
O terminal terá 170 metros de comprimento e uma área de implantação aproximada de 3.000 metros quadrados com os procedimentos de embarque e desembarque dos passageiros dos cruzerios, a se realizarem em circuitos diferentes.
As lojas estarão na zona de embarque embora possam existir algumas no piso térreo que têm acesso pelo exterior.
A torre de controlo, que também lá ficará integrada, terá um acesso independente a partir da galeria exterior com acesso a uma área técnica.
As obras tiveram início em Junho de 2008 e estão a decorrer com normalidade com intuito de ficarem concluídas até o final do ano.
O projecto estrá orçado em 12,8 milhões de euros, dos quais a região autónoma conta com 63 por cento de co-financiamento pelo Fundo de Coesão. A restante verba será suportada pelos Porto da Madeira.
Refira-se ainda que já está colocada informação ao longo do porto, onde é dada a conhecer ao turista dos cruzeiros a razão de existirem aquelas obras incómodas. Em grandes dimensões, como se pode ver na imagem mais pequena, são explicadas as obras cuja concepção está a cargo do Grupo LG e Abrantina.

Sem comentários