728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Madeira perde passageiros em Janeiro

Os dados estatísticos divulgados pela ANAM - Aeroportos da Madeira referentes ao movimento nos aeroportos da Região em Janeiro apontam claramente para um decréscimo no número de passageiros, uma tendência que já se havia iniciado no último trimestre de 2008.
Trata-se de uma situação que já era esperada, tendo em conta a situação de crise económica internacional, que afecta alguns dos mercados mais importantes para o turismo madeirense, como são os casos dos mercados britânico e alemão.

Quebra de 7,8%

Deste modo, os dados relativos ao tráfego no Aeroporto da Madeira no primeiro mês deste ano revelam uma quebra de 7,8% no número de passageiros face ao mês de Janeiro de 2008. Assim, em Janeiro passaram por este aeroporto, entre chegadas e partidas, um total de 161.284 passageiros.
Face ao mesmo mês do ano passado o nosso aeroporto perde 13.670 passageiros.
O movimento de aeronaves também registou uma quebra de 3% face ao mês homólogo de 2008.
Analisando os dados quanto aos países de origem dos passageiros, fácil é notar que a maioria regista uma quebra no número de passageiros, sendo de realçar os casos do Reino Unido, Alemanha, países escandinavos, Espanha e Irlanda.
Apenas a subida algo significativa dos passageiros com origem em Portugal (+ 5,2%) permitiu minorar uma quebra mais acentuada.
Todavia é de realçar o caso do Reino Unido, pois, feitas as contas, há a registar quase menos 10 mil passageiros provenientes deste país face a Janeiro de 2008, resultante de uma quebra de 21,9%. Há que destacar também os casos da Dinamarca (- 51,3%), da Suécia (- 40,1%), da Espanha (- 37,1%) e da Irlanda (- 82,2%).
Do lado das subidas, para além dos passageiros com origem em Portugal, há que acentuar os casos da Finlândia (+ 7,2%), da Polónia (+ 9,4%), da Noruega (+ 947,5%), da Bélgica (+ 36%) e da Suíça (+ 19,1%).

TAP mantém liderança

Quanto ao tráfego comercial por operador, a TAP continua a liderar a quota no Aeroporto da Madeira, apesar de ter registado uma quebra de 11,2% no número de passageiros transportados em Janeiro.
O grande salto é dado pela easyJet, que registou um crescimento de 133,6% no número de passageiros, fruto do facto de estar agora a operar na linha Funchal-Lisboa-Funchal, com a companhia britânica a ocupar agora a 2.ª posição.
Na 3.ª lugar surge a Sata, que registou um decréscimo de 2,4%, e nas duas posições seguintes a Air Berlim (+ 15,1%) e a Thomson (+ 122,8%).

Porto Santo

Relativamento ao tráfego no Aeroporto do Porto Santo, os dados disponibilizados pela ANAM no seu “site” revelam uma quebra de 9% no número de passageiros em Janeiro face a igual mês de 2008. O movimento de aeronaves também registou uma quebra de 5,3%.

Sem comentários