728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

APAVT: a História começa em 1950


A APAVT foi fundada em 30 de Maio de 1950 por um conjunto de Agentes de Viagens que consideraram que, sob a forma de Associação, poderiam em conjunto melhor defender os direitos e interesses do seu sector de actividade.

por Paulo Camacho

Ao longo dos últimos anos a Associação tem tido um papel fundamental no desenvolvimento do turismo nacional, promovendo o debate de ideias entre os seus associados, apresentando propostas a todos os níveis, antecipando as mudanças do mercado e preparando o sector para os desafios que lhe são colocados. Atendendo ao posicionamento de charneira das agências de viagens, que constituem o principal elo de ligação entre a oferta turística e os consumidores, a acção da APAVT ultrapassa muitas vezes o âmbito desta classe, contribuindo decisivamente para a actividade turística no seu todo.

Como prova da importância da APAVT no desenvolvimento do sector, a Secretaria de Estado do Turismo, atribui a medalha de Mérito Turístico na categoria de Ouro, por despacho de 30 de Setembro de 1982, publicado no DR Nº 262 - II SÉRIE de 1982.
Entre as diversas actividades, a APAVT actua nas áreas de Formação Profissional, de Consultoria Jurídica e desenvolve o Congresso Anual, considerado pela generalidade da imprensa e do sector como o principal fórum de debate turístico nacional.

Um dos serviços relevantes da APAVT é a figura do Provedor do Cliente. Visa a defesa e promoção dos direitos e interesses legítimos dos cidadãos utilizadores de serviços das agências de viagens e turismo e a dignificação destes serviços junto do público em geral. Pioneira nesta matéria enquanto associação empresarial, a principal inovação desta medida assenta na resolução mais célere de eventuais conflitos ou reclamações entre as agências de viagens e turismo aderentes e os seus clientes, permitindo atribuir de imediato compensações, desburocratizando o processo e contribuindo para uma maior transparência e credibilidade da actividade das agências de viagens e turismo.

Sem comentários