728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Vinho Madeira na Áustria e Alemanha

O Instituto do Vinho, do Bordado, e do Artesanato da Madeira (IVBAM) inicia hoje um périplo de provas profissionais de vinho Madeira em três cidades europeias: Viena, Munique e Berlim. Uma acção que acontece até quinta-feira próxima e que constitui uma parceria com as empresas exportadoras de vinho Madeira (Madeira Wine Company, Vinhos Barbeito (Madeira), Justino e Henriques, Filhos, Lda e Henriques & Henriques, Vinhos, SA) e ainda com a AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

Na sua essência, são acções que pretendem dar continuidade a um trabalho de promoção sustentado que vem sendo implementado nestes mercados.

Em Viena a acção decorrerá no Palácio da Bolsa onde será promovida, entre as 15 e as 16 horas, uma prova comentada, com a apresentação e comentários a oito vinhos Madeira, por parte de Peter Kuranda, representante da Weinakademie Rust e por Maria Louise Stangl, representante da Weinakademie Diplomarbeitz, profundos conhecedores do vinho Madeira. São direccionadas ao segmento de profissionais.

Seguir-se-á entre as 16 e as 18 horas a prova de vinho Madeira aberta, dirigida a todos os profissionais e lideres de opinião.

Ao fim do dia terá lugar um jantar e leilão de vinhos Madeira, de beneficência, com o apoio da Casa de leilões Dorotheum, cujas receitas da venda reverterão a favor da Associação de Solidariedade Roten Nasen Clowdoctors. Os Roten Hasen são uma associação internacional de carácter social, orientada para a ajuda a crianças desfavorecidas.


Na Alemanha, nas cidades de Munique e de Berlim, as provas serão realizadas em conjunto com o IWA (International Wine Association), do qual fazem parte os produtores Luís Pato, Casa do Celho, Alves de Sousa, Quinta do Ameal, Quinta da Couvela e Quinta dos Roques.

Assim, amanhã, em Munique o evento será orientado uma vez mais para profissionais, estando previsto, logo pela manhã, um seminário dirigido exclusivamente para jornalistas a ser apresentado pelo, também, jornalista e sommelier alemão, David Scharzwalder. De referir que este reputado especialista, foi em 2007 co-autor, de um livro em alemão sobre vinhos portugueses - editado pela editora alemã Hallwag com apoio da ViniPortugal. A esta apresentação seguir-se-á a oferta de um buffet vínico. A Prova aberta terá lugar a partir das 15 e pelas 16.30 horas será realizada uma prova comentada pelo mesmo sommelier para cerca de 40 profissionais.

Na cidade de Berlim a prova decorre no dia 16 de Outubro, no Hotel Logenhaus e o programa do evento terá o mesmo formato que em Munique.

Até ao final da sexta-feira, já se encontravam inscritas para as várias acções (dirigidas a um público-alvo específico, como distribuidores, canal horeca, profissionais do sector, jornalistas da área, importadores, escanções e membros de clubes de vinhos) cerca de 350 pessoas.

Em 2007, as exportações de vinho Madeira para a Alemanha, atingiram 235.285 litros, o que representa um volume de negócios de 845.585,62¤.

Em relação ao mercado austríaco no ano passadoforam exportados 31.464 litros, representando um volume de negócios de 129.684,66¤.

Todas estas acções inserem-se no Projecto “Plano Promocional de Vinho Madeira”, co-financiado em 65% pelo FEDER no âmbito do POPRAM III.

Em todas as provas estarão presentes dois representantes do IVBAM, Paulo Rodrigues, Presidente do Conselho Directivo, e Rita Galvão, Chefe de Divisão de Promoção. As empresas Exportadores de Vinho Madeira far-se-ão representar Jacques Faro da Silva da Madeira Wine Company, SA, Américo Pereira, da Vinhos Barbeito (Madeira), Lda, Júlio Fernandes da empresa Justino e Henriques, Filhos, Lda e por. Humberto Jardim da empresa Henriques & Henriques, Vinhos, SA.

Sem comentários