728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Lá se vai o descanso a bordo

A TAP lançou o primeiro teste comercial de utilização de telemóveis a bordo.
O sistema, disponibilizado pela OnAir – empresa da SITA e da Airbus especializada em comunicações móveis – , permite aos passageiros da companhia efectuar ou receber chamadas de voz, enviar mensagens SMS e de correio electrónico, através da utilização dos seus próprios telemóveis.
Para aceder a estes serviços, o cliente precisa apenas de ter um acordo standard de roaming internacional com o seu operador de origem.
Desta forma, a TAP passa a ser uma das companhias pioneiras, e a primeira da Star Alliance, a oferecer o Mobile OnAir.
O serviço está disponível num avião Airbus A319, o CS-TTL, “Almeida Garrett”, que opera nas rotas de médio curso, já equipado com a sofisticada rede móvel.
Os passageiros da TAP que viajem nesta aeronave, para um dos destinos de médio curso da companhia, como a Madeira, passam a poder aceder à nova facilidade durante os próximos seis meses, período de duração do teste comercial.

O sistema

A instalação do novo sistema foi concretizada na íntegra pelas equipas de Manutenção e Engenharia da companhia.
Concebido pela Airbus e certificado pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), a tecnologia consiste na colocação a bordo de uma avançada rede local GSM dentro da aeronave, com uma potência de transmissão muito baixa, que possibilita o uso de telemóveis, com a máxima segurança e sem interferências nos sistemas de navegação, quando o avião atinge a fase de cruzeiro – acima dos 4 mil metros - através de ligações ar-terra e terra-ar asseguradas por canais de comunicações via satélite.

1 comentário:

  1. Como se já não bastasse ter que ouvir as conversas dos outros quando estou em lugares públicos agora obrigam-me a ter que aturar algum teenager a namorar quando o que preciso é descansar

    ResponderEliminar