últimas notícias

easyJet programa 616 voos Lisboa-Madeira-Lisboa

A easyJet é a única nova companhia de aviação que pediu slots para a operação projectada para a Madeira em finais de Outubro. Embora em alguns sectores se fale de uma segunda, a verdade é que não pediu nenhum slot.
Para já, e à luz do que foi pedido, que pode ser alterado a qualquer momento, desde que haja disponibilidade de horários, a companhia low cost tem programadas duas viagens diárias de Lisboa para a Madeira e da região autónoma para a capital.
De segunda a sábado, as saídas de Lisboa estão marcadas para as 7.15 horas (com chegada à Madeira às 9.15 horas) e às 16 horas (chegada às 17.45 horas).
Os regressos a Lisboa acontecem 30 minutos depois das chegadas: às 9.45 horas (chegada às 11.55horas) e às 18.15 horas (chegada às 20.25 horas).
Nos domingos, as partidas de Lisboa acontecem às 8.05 horas (com chegada à Madeira às 9.45 horas) e as 16.25 horas (chegada às 118.10 horas).
Os regressos a Lisboa são às 10.15 horas (chegada às 12.25 horas) e às 18.40 horas (chegada às 20.50 horas).
No total dos seis meses de Inverno IATA estão previstas, para já, um total de 616 operações, tantas como tem, presentemente no Verão Iata a Sata, as quais voltará a ter no Inverno.
Em relação à TAP, que no Verão tem 2.267 slots nos aeroportos da Madeira e de Lisboa, passa a ter 2.573 no Inverno. Um grande incremento, quando se sabe que a transportadora anunciou o corte de ligações no Inverno.
Quem abranda no Inverno é o avião cargueiro operado pela Agroar, numa operação montada pela Portway. De 420 passa 300 slots entre os dois aeroportos nacionais.
No que toca às ligações do Porto com a Madeira, apenas temos a TAP a fazer as ligações. A companhia quase duplica as viagens no Inverno em relação ao Verão. De 348 passa para 682.
Uma nota final para referir que, embora, por norma, no caso concreto do próximo Inverno, os pedidos iniciais tenham sido enviados aos coordenadores de todo o mundo entre 8 e 15 de Maio no sentido de constarem de um calendário internacional (IATA) que define as datas para cada actividade específica, também podem ser feitos a partir dessa data até quase ao dia da operação. Podem é não encontrar a hora pretendida.

Sem comentários