últimas notícias

Táxis da Madeira com gestão por satélite


A Rádio Táxi na Madeira tem, a partir de agora, um novo sistema de comunicações assentes em transmissões via satélite. O negócio foi estabelecido com a Madeira GPS, que disponibilizou todo o software e hardware necessário para a sua efectiva implementação.Criada há seis anos, a cooperativa dispõe já do sistema em 50 táxis associados.
Outros mais se perfilam no sentido de tirar partido da localização precisa e em tempo útil de cada um deles.
Deste modo, qualquer chamada feita para a central da Rádio Táxis, passa a ser mais célere, a uma média de 10 por minuto, em virtude do apoio da informação informática, que refere, por exemplo, se um veículo está livre ou em serviço, conjugado com o visionamento no plasma da localização de cada um dos táxis, assente numa plataforma do Google Earth com o mapa da Madeira.
De 30 em 30 segundos, a informação é actualizada.Para Reinaldo Nóbrega, presidente da Rádio Táxis, o sistema FrotTáxi, para além das facilidades já referidas permite descongestionar as práças de táxis.
Por outro lado, refere que o GPS vem viabilizar uma localização mais específica e, por outro, apoiar e disciplinar um pouco mais os associados.Criada com apoios do Rime, ao abrigo do qual recebeu 40% dos investimentos, a Rádio Táxi procurou então melhorar a prestação do serviço através de uma central e comunicações via rádio para o táxi que estivesse mais perto do cliente.
Agora, o serviço recebe este “up-grade”. Um melhoramento que assenta na gestão por GPS, que, segundo Pedro Meunier, presdiente da Madeira GPS, foi criado especificamente para este efeito.
A cooperativa dispõe de meios que lhe permitem crescer o número de associados aderentes ao sistema que está disponível ininterruptamente já que a central, que atende hoje uma média de 300 chamadas diárias, está sempre operacional.
Como nota final, refira-se que a Madeira GPS adquiriu uma nova matriz de servidores da Dell, para melhor servir os seus clientes de frotas, os quais se encontram alojados no Datacenter da Netmadeira, parceiros da empresa.

Sem comentários