últimas notícias

Sílvio Santos: Queremos interagir e preservar


Sílvio Santos, Presidente do Grupo SIRAM, foi um dos oradores convidados do primeiro dia do Congresso da Ordem dos Biólogos que decorre desde ontem em Lisboa, e que trouxe a Portugal o escritor e analista americano Alvin Toffler.
A Bioeconomia é o tema central do congresso, um conceito recente que reflecte a influência de processos biológicos na economia mundial e que se estende às mais variadas áreas, desde o sector biomédico, ao ecoturismo e às fontes energéticas como os biocombustíveis. Durante a sua apresentação o escritor Alvin Toffler pronunciou-se sobre a forma como prevê que as tecnologias de base biológica venham moldar o rumo da sociedade contemporânea no que é denominado a 4.ª vaga.
Neste âmbito, Sílvio Santos foi convidado para apresentar o modelo de negócio do Grupo SIRAM, considerado um exemplo da aplicação do conceito de Bioeconomia, tendo por base preocupações ambientais e de valorização do património natural associadas ao desenvolvimento sócio-económico das regiões onde o Grupo SIRAM intervém.
“Defendemos um modelo de negócio com o qual possamos interagir e preservar o meio envolvente, garantindo deste modo, a nossa adaptabilidade aos mercados, em paralelo com a sustentabilidade, o respeito pelo ambiente, pelas comunidades e sobretudo pelo Homem e pela Vida”, afirmou Sílvio Santos. Neste sentido, o Presidente do Grupo SIRAM acredita que “o futuro depende dos investimentos que realizarmos no presente, de forma integrada, tendo em conta as pessoas, o planeta e a prosperidade de todos os envolvidos. Pelo que, a nossa procura de excelência em cada projecto, não está limitada ao nível operacional. Consideramos a excelência um motor de criação de novas formas de mobilizar os recursos, consolidar competências e concretizar estratégias”.
Na sua intervenção Sílvio Santos, deu ainda, entre outros, os exemplos de projectos da Batalha e das Furnas, em S.Miguel, assim como o Colombo’s Resort, no Porto Santo, que reflectem a preocupação do Grupo no desenvolvimento sustentado de ambos os arquipélagos – Açores e Madeira –, e para os quais têm vindo a desenvolver estudos de impacto ambiental e viabilidade que vão para além do legalmente exigido.
De acordo com esta perspectiva, Sílvio Santos afirmou que “as vertentes da sustentabilidade e da certificação ambiental dos nossos projectos, nomeadamente ao nível da norma ISO 14000, tem para nós uma perspectiva não só de promoção dos próprios produtos, mas também uma perspectiva de racionalidade económica dos projectos da SIRAM Tourism”. Por tudo isto, a nossa actividade é desenvolvida em co-criação de valor com as entidades locais, agentes, parceiros e consumidores envolvidos no desenvolvimento de cada produto, procurando maximizar os efeitos positivos e minimizar os negativos sobre os intervenientes e a envolvente”.
Sílvio Santos é licenciado e pós-graduado em Gestão, assumindo actualmente os cargos de Presidente e CEO do Grupo SIRAM – SGPS, SA, grupo que actua em diferentes sectores de actividade como o Turismo, Saúde e Bem-estar, a Energia, Água e Ambiente, assim como na área de Eventos, Media e Marketing.
Alvin Toffler, escritor e futurista americano, é conhecido pelos seus trabalhos que se debruçam sobre as tecnologias e o seu impacto na sociedade. É autor de obras de referência como "O Choque do Futuro" ou "A Terceira Vaga", e mais recentemente, “A Revolução da Riqueza”.
Sobre a SIRAM Tourism
A excelência dos projectos da SIRAM Tourism está reflectida em cada um dos seus produtos, dos quais são de destacar, o Colombo’s Resort em construção na Ilha de Porto Santo, ao qual foi atríbuida a chancela The Luxury Collection pela cadeia hoteleira Starwood, o projecto Azores Golf Islands cuja operação é liderada pela internacional Troon Golf e os projectos de recuperação do património arquitectónico como é o caso dos Azores Loft Residence e do projecto Azores Residence Club.

Sem comentários