últimas notícias

Grupo possibilita acesso ao conhecimento com Campus Pestana


O Grupo Pestana desenvolveu um Projecto de Formação para profissionais do grupo no formato Blended Learning - Campus Pestana - através do qual é possível ter acesso a diversos cursos de formação online, a qualquer hora e em qualquer lugar. Este projecto pretende proporcionar a todos os profissionais Pestana um crescimento e uma evolução sustentada de carreira, com uma metodologia apelativa de aprendizagem, incluindo a interacção entre os vários participantes em ambientes virtuais de colaboração.
O Campus Pestana permite uma resposta adequada aos planos individuais de desenvolvimento dos colaboradores, melhorando o seu desempenho profissional e a eficácia e eficiência organizacional, ao mesmo tempo que possibilita uma auto-gestão controlada da formação, à distância de um click.
Para Luigi Valle, administrador do Grupo Pestana, o objectivo da criação deste programa é “proporcionar a todos os colaboradores o acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento de competências, técnicas e comportamentais, num contexto de auto-aprendizagem à distância. Cada colaborador terá assim, nas suas mãos, a oportunidade de crescimento e evolução de carreira através do Campus Pestana.
O projecto foi desenvolvido para apoiar as competências de “hoje” e potenciar as de “amanhã”, a acompanhar o crescimento do Grupo”.
Actualmente já estão online cinco cursos que integram o Programa de Integração Pestana Turismo, que tem como objectivo receber, formar e informar os profissionais recém-admitidos no Grupo Pestana sobre as políticas, normas e procedimentos em vigor, facilitando a sua integração nas diversas unidades.

Os cinco cursos de formação disponíveis, a ser ministrados tanto em formato presencial como em Blended Learning são: ‘Bem Vindos a Pestana Turismo’; ‘Avaliação e Desempenho’; ‘Condução de Entrevistas’; ‘Formar com Sucesso’; e, Growing Together: Desenvolvimento de Carreiras.
Em desenvolvimento encontram-se os cursos ‘Estrelas Pestana - Qualidade no Atendimento’ e ‘Vendas’, online até ao final deste mês de Janeiro. Até ao final de 2008 estão previstos lançamentos sequenciados de outros cursos.
O formato Blended Learning é composto por uma componente de e-learning e por outra de formação presencial.

A componente e-Learning apresenta sessões práticas e curtas, bem como uma diversidade de recursos de comunicação e cooperação disponíveis, sendo a avaliação feita em três fases – curso, tarefas, teste de conhecimentos.
Já a componente Presencial inclui acções curtas de meio-dia a dois dias, destinadas a trabalhos de grupo, reflexão e role-plays, recolha de ‘impressões’ geradas pelo Campus Pestana e distribuição de cartão com síntese das ideias chave da formação.
O modelo de formação dos cursos Campus Pestana inclui, também, um Formador/ Mediador com a função de planear o processo de aprendizagem, acompanhar e apoiar os alunos na realização dos cursos e suas actividades, estabelecendo um diálogo construtivo entre os participantes.
O projecto do “Campus Pestana” vai beneficiar todos os 5.500 colaboradores de Pestana Hotelaria (Pestana Hotels & Resorts e Pousadas de Portugal), que se encontram espalhados pelos três continentes.

Sem comentários