últimas notícias

A ver navios a maior parte do ano


Esteve hoje na Madeira o Westerdam. Um navio de cruzeiros da Holland America Line. Não deixou ninguém indiferente.

por Paulo Camacho

Tal como muitos outros nesta altura do ano, o paquete de casco azul escuro ou preto, vinha, neste mês de Abril, de "baixo". Que é como quem diz das Américas, em direcção a outra Europa que não nesta região ultra-periférica. Veio só de passagem.
Chegou das Bahamas pelas 9.30 horas. E deixou o porto cerca das 20 horas. Rumo: Casablanca, aqui tão perto, em Marrocos.

O que me faz pena é que, na maioria dos casos, estes majestosos navios, repletos de turistas, só passam por cá em duas grandes ocasiões no ano. Por esta altura, quando se posicionam na Europa para os cruzeiros de Verão, onde Barcelona (Espanha) e Itália têm sabido cativar para serem portos base, e em Novembro. Nessa altura, "descem" para as Caraíbas e para as Américas.

É o que se pode dizer ficamos a "ver navios" a maior parte do ano.

De resto, lá vamos conseguindo alguns cruzeiros frequentes, onde a Costa sobressai, pese embora existam outros a fazer escalas semanais mais frequentes, o que não é sinónimo de bom turismo.

Quando ao Westerdam, apesar da grandeza, não transporta muitos passageiros. Tem capacidade máxima para cerca de 1850. E, nesta viagem, trazia a bordo 1750, aos quais se juntam os 800 tripulantes.

Depois do Zuiderdam, em 2002, e do Oosterdam, em 2003, o Westerdam foi o terceiro de uma série de quatro navios encomendados aos estaleiros italianos de Fincantieri, em Marghera.
Em 2006, um quarto paquete completou este projecto conhecido por “Vista Class”. Vista Class porque estes navios privilegiam as penthouses, suites e cabines, com vistosas varandas para o exterior. Os envidraçados elevadores panorâmicos, funcionando pelas alas exteriores, emprestam uma interessante elegância ao navio.

O Westerdam foi lançado à água em 2004 e navega, com uma velocidade de cruzeiro de 22 nós (e uma máxima de 24 nós). Tem bandeira holandesa, um comprimento de 290 metros e uma boca (largura) de 32,20 metros.

Sem comentários