últimas notícias

APAVT começa 32.º Congresso com 400 participantes

(foto: Pixabay)
A cidade de Ponta Delgada, em São Miguel, acolhe, a partir de amanhã, o 32.º Congresso da APAVT. Este ano tem como tema “Turismo: O valor acrescentado da distribuição”.
São esperados na capital açoriana cerca de 400 congressistas que vão assistir àquele que é considerado um dos momentos mais marcantes do turismo nacional.

Em Ponta Delgada, vão estar o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, apenas na sessão de encerramento, e o director regional do Turismo da Madeira, Dinarte Camacho. Que nos recordemos, com excepção dos dois congressos que decorreram na Madeira nos últimos anos (1997 e 2002), é a primeira vez que um governante da Madeira está presente no congresso anual da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo. Na edição deste ano, como anfitrião, vai estar o presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César. Além de deputados com assento na Assembleia da República, entre os quais se evidencia os madeirenses Hugo Velosa e Maximinano Martins, o ex-ministro do Turismo, Telmo Correia, presença assídua dos congressos da APAVT, tem presença marcada para todos os dias do congresso. Para a edição deste ano, uma fonte da APAVT sublinha a grande importância que o Congresso dos Açores representa. Frisa bem que pode e deve ser visto como a grande oportunidade para ouvir o que pensam e o que que querem para o país os empresários de praticamente todos os sectores do Turismo, ali representados pelos presidentes das mais importantes associações nacionais. E, naturalmente, não é só uma boa oportunidade para ouvir o sector privado como para com ele dialogar e a ele transmitir as suas ideias. Um recado, certamente, para o governo central uma vez que todo o congresso deste ano abrange toda a temática do turismo nas suas várias componentes. E, neste caso, assume particular relevo o primeiro painel. A realizar durante a manhã de domingo. Denominado “estratégia para o turismo: Contributos dos empresários”, será um painel onde vão estar presentes os presidentes dos das associações de classe dos principais sectores do turismo nacional. Com certeza uma das raras ocasiões em que estiveram juntos. E, entre os seus pares, vai estar igualmente presente o novo presidente da direcção da ACIF, Francisco Santos. O contributo dos empresários e dos políticos
Estratégia para o Turismo: Contributo dos empresários e Estratégia para o Turismo: Contributo dos partidos políticos vão ser os dois primeiros painéis do Congresso dos Açores e dos mais importantes da edição deste ano. No caso concreto do primeiro, consubstancia-se num inovador painel-debate no qual a APAVT pretende obter a visão estratégica dos responsáveis dos principais sectores privados da actividade turística, nomeadamente que Turismo é que Portugal deve captar e quais os meios para atingir este objectivo. Em relação aos políticos, traduz, no fundo, o que a associação tem feito em edições anteriores, com a presença de representantes dos partidos políticos, que são solicitados a dar sua visão sobre o papel do Estado no processo de desenvolvimento do Turismo em Portugal, na senda das opiniões dos privados e com a sua interacção. Uma curiosidade, o moderador será o madeirense Paulo Neves, professor universitário, jornalista, formador e dirigente associativo.

Sem comentários