728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Poupar energia nos hotéis da Macaronésia

São dois projectos que envolvem a Madeira. E mais regiões da Macaronésia. Em comum têm o objectivo de contribuir para a racionalização de energia nas unidades hoteleiras. Um dá pelo nome de Efiener. Tem como líder, a ACIF-CCIM. O outro, chama-se Solgest. Qualquer um visa a utilizaçãos da novas tecnologias.


Efiener

O projecto Efiener pretende ser uma solução inovadora de apoio à eficiência energética. Surge no âmbito da iniciativa comunitária Interreg III - B Espaço Açores-Madeira-Canárias 2000-2006 e tem como chefe de fila a ACIF-CCIM, onde constam mais dois parceiros: o Instituto Tecnológico de Canárias e a Associação Regional de Turismo dos Açores.
Em termos concretos, o projecto irá criar uma solução inovadora de apoio à eficiência energétia em várias unidades hoteleiras.
Traduz-se numa rede integrada de informações em tempo real a partir de equipamentos de monitorização do consumo de energia que, suportados por um sofware de telegestão, permitirá ganhos de eficiência no domínio da poupança energética dessas unidades hotelerias, que poderão alcançar os 10% a 20% de redução nas facturas.
Segundo os promotores, o projecto será crucial para o desenvolvimento de uma política energética racional e optimizada, melhorando a competitividade do turismo da região da macaronésia ao optimizar sistemas de gestão e de decisão por parte dos empresários.
O projecto será suportado por um conjunto de actividades de divulgação dos princípios da racionalização energética, bem como de uma série de estudos sobre a introdução de energias renováveis no sector turístico.

Soltgest

Também para a hotelaria, está a ser desenvolvido o projecto Sotgest. Consiste na implementação de uma rede integrada de informações em tempo real a partir de equipamentos de monitorização colocados em unidades hotelerias assentes num software de telegestão.
Em termos de inovação, o Soltgest irá obrigar à criação e customização de um software de análise e intervenção crítica nas empresas, tendo capacidades específicas para intervir na poupança de energia onde for aplicado, através da sua conectividade a tecnologias, como sensores de alta sensibilidade, que são instalados nos equipamentos de maior consumo energético nas empresas.
Outra finalidade deste projecto é a promoção de uma mudança de atitude dos agentes e empresários face aos efeitos nocivos ao meio ambiente e recursos naturais, resultantes da emissão de produtos poluentes e o consumo dos recursos energéticos.
O projecto consiste na inslação, alteração e remodelação de diversas instalações que têm como uma das princiais fontes de custos o consumo energétco e que não têm dimensão para ter uma manutenção organizada.

Sem comentários