últimas notícias

Madeiraonwheels facilita turismo na região autónoma

(foto: Paulo Camacho)
A Madeira está a desenvolver um projecto inovador que pretende facilitar a vida a quem trabalha no turismo no arquipélago e igualmente a quem nos visita. Em termos práticos, o Madeiraonwheels pretende usar as comunicações via satélite como o GPS e a rede GSM para promover um conjunto inovador de serviços de valor.

No que toca à comodidade e lazer, o projecto visa o acesso wireless à Internet dentro das viaturas, guia turístico electrónico com tradução multilingue e disponibilização de um PDA e/ou um telefone inteligente 3G. Em relação à segurança, consubstancia-se no envio e recepção de mensagens de emergência, localização de viaturas e pessoas e monitorização dos trajectos efectuados ou em curso
Madeiraonwheels. Assim se chama o projecto em desenvolvimento que integra um conjunto de intervenções orientadas para a afirmação da região Autónoma da Madeira nos domínios da da sociedade de informação.

A ideia que está na génese do projecto assenta na pretensão de usar o conhecimento e os recursos existentes como elementos basilares de uma infoestrutura de disponibilização, promoção e exploração de informação turística sobre a Região Autónoma da Madeira.
Vem igualmente dar continuidade ao projecto SIGRT - Sistema de Informação e Gestão de Recursos Turísticos, onde a Direcção Regional de Turismo armazena toda a informação sobre o destino Madeira.
Em termos práticos, o Madeiraonwheels pretende usar as comunicações via satélite como o GPS e a rede GSM para promover um conjunto inovador de serviços de valor.
No fundo, pela primeira vez, é apresentado um projecto que concilia a promoção de serviços e informação turística com mensagens prioritárias sobre a segurança dos utentes.
Desmontando um pouco mais do que traduz o projecto, o Madeiraonwheels direcciona-se para o turismo, mercado particular/familiar e percursos pedestres. Para o efeito delinea duas áreas estratégicas: segurança e comodidade e lazer.
Em relação à segurança, consubstancia-se no envio e recepção de mensagens de emrgência, localização de viaturas e pessoas e monitorização dos trajectos efectuados ou em curso.

No que toca à comodidade e lazer, visa o acesso wireless à Internet dentro das viaturas, o apoio na gestão e identificação de lugares de estacionamento, guia turístico electrónico com tradução multilingue e disponibilização de um PDA e/ou um telefone inteligente 3G.
Mais se adianta que o projecto também se diferencia pela forma como propõe usar tecnologias hoje mais vulgarizadas como o telemóvel, o wi-fi, a rede GSM e a internet, com o intuito de fazer chegar a informação aos utilizadores finais.
Além disso, o Madeiraonwheels apresenta funcionalidades únicas para a disponibilização de um serviço verdadeiramente interactivo.

SIGRT
A nível de projectos inovadores, recorde-se que a Direcção Regional do Turismo dispõe do já referido SIGRT. Trata-se de uma importante ferramenta que permite ter em seu poder um repositório com informação detalhada sobre os recursos turísticos da região autónoma.
A informação armazenada aborda temas relevantes e de interesse turístico.
O Sistema de Informação e Gestão de Recursos Turísticos mantém os dados agrupados por áreas de inrteresse como seja Informação de âmbito geral, Alojamento, Restaurantes e Bares, Ecoturismo e Turismo Rural, Porto Santo, Museus e Cultura, Actividades e Eventos, Congressos e Incentivos, Desporto, Passeios a Pé e Bem-Estar e Saúde.
O sistema suporta difusão multicanal da informação com total mobilidade e alto débito, como seja o envio de notificações SMS personalizadas, e apresenta funcionalidades para a geração automática de relatórios estatísticos.

Sem comentários